pesquisar neste blog
posts recentes

Identidade digital vs. Identidade online

Identidade digital - novo tema

Primeiros passos

Apresentação

arquivos

Dezembro 2010

Outubro 2010

Terça-feira, 5 de Outubro de 2010
Apresentação

Mal acabou a minha experiência como estudante de Erasmus em Kiel, na Alemanha, começou o meu estágio e a minha experiência como web-developer no projecto SAPO Campus do laboratório do SAPO na UA. Nas negociações iniciais foi-me proposto pegar na componente P3 deste projecto, os e-Portefólios.

 

Pouco após o final do meu estágio acabei por me afastar desta componente e dedicar a maioria do meu tempo no desenvolvimento de widgets para o my.ua. Agora que se iniciou o segundo e ultimo ano lectivo do mestrado está na hora de voltar a pegar nesta componente, mas desta vez, como tese de mestrado.

 

A minha motivação para esta tese parte da minha experiência pessoal como estudante. Dou por mim no final de cada semestre a tentar organizar o que é muitas vezes uma confusão de múltiplas versões de trabalhos nos quais mais do que uma pessoa trabalha quando se trata de um trabalho em grupo. No decorrer deste processo apercebo-me diversas vezes que me falta um ou mais trabalhos ou que a ultima versão que tenho não é de facto a ultima. Escusado será dizer que quase sempre, para não dizer sempre, não chego a resolver esta situação.

 

Se alguém me pedisse neste momento para reunir um portefólio da minha licenciatura, uma boa percentagem de trabalhos não seriam versões finais ou nem os encontraria sequer, isto é, caso me lembrasse à partida da existência dos trabalhos em falta. Não sou de certeza um caso isolado até porque já me questionaram várias vezes por trabalhos “desaparecidos”.

 

Nos dias de hoje ainda utilizamos ferramentas básicas para a entrega de trabalhos (e-mail) ou então plataformas no qual nos limitamos a fazer upload de um ficheiro. Em ambos esses casos o ficheiro é entregue ao docente e o aluno (assim como a restante comunidade académica) não tem acesso ao mesmo. Como já foi dito, se num grupo de 4 membros um deles for o responsável de terminar e entregar um trabalho, o mais provável é os restantes nunca verem a versão final.

 

É neste âmbito que se insere o serviço de e-Portefólios do SAPO Campus. Numa primeira fase o aluno poderá fazer o upload dos seus trabalhos usando o SAPO Campus ou serviços externos consoante o objectivo (Mindmeister, Slideshare, ...). Numa segunda fase, e é aqui que esta o objectivo deste serviço, o utilizador poderá seleccionar os seus trabalhos quer de serviços internos (SAPO Campus Blogs/Vídeos/Fotos/Wikis) como de serviços externos e assim reunir um portefólio digital.

 

Para finalizar, a utilização de tais ferramentas, além de possibilitar e incitar a interacção da comunidade académica permite um reaproveitamento de conteúdo, que de outra forma, seria muito provavelmente esquecido ou perdido.


tags: , , , , ,

publicado por aneves às 19:44

4

De bruno-abrantes a 7 de Outubro de 2010 às 00:01
Esta questão sempre me despertou interesse e de facto já esbarrei nos problemas em que falas. O pior nem é não ter as versões finais dos trabalhos, mas sim "despejá-los" em discos externos ou DVDs (yikes!) e depois, quando preciso deles, andar a vasculhar... que seca.

Isto tudo para dizer que estou interessado no resultado do teu trabalho, mais especificamente, como vais construir uma interface que permita a um aluno adicionar e gerir facilmente os seus trabalhos, e, a um visitante, perceber a evolução profissional de um potencial empregado através da ferramenta de portefólio. Vai ser complicado de gerir o francamente ténue equilíbrio entre liberdade criativa dada ao utilizador e facilidade de utilização da ferramenta pela maioria da comunidade. Complicado e awesome!


De aneves a 7 de Outubro de 2010 às 02:23
Complicado, awesome e preocupante! xP

Não vai ser fácil, toda a questão de gestão de conteúdo interno/externo, customização do serviço, etc., tudo integrado numa interface "sexy" e simples de utilizar. Além disso estou a ponderar fugir ao uso de widgets ao contrário do que inicialmente se tinha pensado e começado a desenvolver. Mas sinceramente ainda não levei esta ideia além.

Lots of work to do!


De carlossantos a 7 de Outubro de 2010 às 09:54
Nunca tinha pensado em levar o portefólio para um caminho de arquivo de versões de ficheiros. Parece-me um caminho demasiado penoso e para o qual dificilmente conseguiremos dar suporte. Existem outros serviços que podem ter essa função nomeadamente o code.ua e o indexa.


De aneves a 7 de Outubro de 2010 às 11:40
Sim, a ideia não é ser um arquivo de todos os trabalhos e versões destes, refiro-me apenas aos trabalhos (finais) que um dado utilizador acha relevante partilhar e fazer upload, e que no meu caso nunca acontece, independentemente da qualidade do trabalho, e estes acabam muitas vezes por perder-se.


Comentar post

mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post